História do Bagé Baguals Futebol Americano:

Primeiro time de Futebol Americano da cidade de Bagé - RS.

Fundado em 07 de Janeiro de 2008.


Lema: "...sou um BAGUAL que não se entrega, assim no más."


Blog: https://bagebaguals.blogspot.com.br

 

Fundadores: Rubens Andrade, Alex Nogueira, Maiquel Oliveira, Gabriel Lamadril, André Lamadril, Rafael Azevedo e Gilberto Ramir.

Ainda em 2008 participou da primeira edição do Campeontao Gaúcho de Futebol Americano, ocupando a ultima colocação por jogar sem experiência alguma frente aos times mais antigos do estado com mais de dois anos de criação e bem adiantados. Nota para o valente desempenho dos Baguais que apesar da pouca experiência jogaram com coragem e dureza frente os times mais experientes.

 Campeonato composto por:

Santa Cruz do Sul Chacais

Porto Alegre Pumpkins

Porto Alegre Predadores

Bagé Baguals.

Jogado em Santa Cruz do Sul, estilo Iron Man (Todos os jogos durante o sábado e o domingo).

Em 2009 o time teve franco crescimento, culminando com sua complementação de Rooster (plantel) e alcançando uma de suas melhores marcas em números de jogadores.

Nos dias 14 e 15 de março de 2009 Bagé foi a sede do primeiro encontro gaúcho de Futebol Americano ocorrido no Clube caiseiral, pouca divulgação acabou por restringir o evento à praticamente só os participantes. Os times de Santa Cruz e Panambi participaram juntamente com os Bageenses do evento que contou com palestras e um grande jogo com todos os times misturados estilo Pro Bowl.

Seu crescimento levou o time a marcar seu primeiro amistoso em casa dia 03/05/2009 contra o Poderoso Vice Campeão Estadual Santa Cruz do Sul Chacais. Jogado no Campo do Clube Caixeiral de Bagé, onde nova derrota ensinou ao time bageense que nem só de flores o esporte subsiste e os treinos teriam que se intensificar. Foi criada uma DIRETORIA e uma Comissão Técnica para enfrentamentos futuros.

Diretoria:

Presidente Rubens Andrade

Vice: André Lamadril

Tesoureiro: Maiquel Oliveira

Comunicação: Gabriel Lamadril

Juridico: Marcelo Tavares

Comissão Técnica:

Head Coach: Rubens Andrade

Coordenador de Ataque:  Ataildes de Oliveira (Dika)

Coordenador de Defesa: André Lamadril

 

Em 30/08/2009 um amistoso fora de casa contra o recém criado Esteio Burriers traria sua primeira vitória ao Time de Bagé.

Em 2010 a segunda edição do Campeonato Gaúcho pegaria o Baguals bem melhor preparado e embalado pela sua primeira vitória.

O Campeonato Gaúcho de 2010 Contaria com a presença dos times:

Porto Alegre Pumpkins

Porto Alegre Bulls (antigo Poa predadores)

Santa Cruz do Sul Chacais

Bagé Baguals

Esteio Buriers

Santa Maria Soldiers

Ficando  a Classificação final do estado em:

Pumpkins Campeão

Chacais Vice

Esteio 3º

Baguals

Bulls

Soldiers

Durante o Campeonato de 2010 O Bagé Baguals Contou com o Patrocínio de algumas empresas da cidade bem como o apoio dos meios de comunicação, Os dois jornais da cidade divulgavam os jogos e resultados, e pelo menos 2 ou 3 rádios divulgavam direto informações sobre o time, dando destaque ao Reporter Mariano da radio difusora que inclusive acompanhou o time de Bagé em seus jogos fora de casa também. O Apoio foi muito importante e ajudou muito ao time que passou por várias mudanças de Diretoria e Comissão Técnica, teve a criação do seu CNPJ, e figurou com destaque na mídia municipal.

Em 2011 Por conta da Reformulação do  das normas do Campeonato Gaúcho de 2011, e as novas normas para a prática do esporte no Brasil lançados na data pela então AFAB ( Associação de Futebol Americano do Brasil), O esporte sem equipamentos ficou com sua prática restringida ao extremo. Obrigando os times que tivessem intenção de continuar jogando no cenário estadual e agora nacional a equiparem-se Com Armadura e Capacete próprios para a prática do esporte.

Com a nova exigência bem como divergências internas sobre a matéria, o time acabou por se extinguir em 2011, ficando apenas alguns poucos jogadores que adquiriram o equipamento completo e continuaram se aperfeiçoando e acabaram defendendo as cores de outros times no campeonato Nacional que teve sua primeira edição em 2011. Estes poucos jogadores ainda jogam em outro time, e praticam o esporte em Bagé, mas ainda sem esperança de ver o Poderoso Bagé Baguals ressurgir de suas nobres cinzas.

Atualmente Bagé conta com oito jogadores com equipamento completo que atuam ou atuaram no cenário nacional nos anos de 2011, 2012 e 2013 pelo time Santa Cruz do Sul Chacais. E ainda treinam com objetivo de aperfeiçoamento individual todos os sábados à tarde no Campo em frente a pista de Skate. Claro que sem descartar a possibilidade da remontagem do time original, mas ainda sem material humano com equipamento suficiente.

Nossos Utilizadores

Site Voltado para amantes do Futebol Americano em geral e captação de novos jogadores.